Suplementação de Carboidrato associado a Sódio
Os carboidratos consumidos durante o exercício podem apoiar ou melhorar o desempenho por meio de dois mecanismos diferentes: fornecimento de combustível para os músculos e um benefício sensorial para o cérebro e o sistema nervoso central (SNC). As diretrizes para a ingestão de carboidratos durante diferentes atividades esportivas variam de acordo com a importância desses efeitos. Pode haver outros papéis para o suporte de carboidratos durante exercícios extenuantes e prolongados que sejam benéficos para a saúde do atleta, particularmente para atletas de alto desempenho. Esses papéis baseiam-se em estudos que investigam a resposta aguda ao exercício.
Consumir carboidratos antes, durante e/ou após exercícios intensivos e prolongados pode ajudar a proteger a função imunológica por estar associado a uma redução nas alterações prejudiciais nas citocinas e nas células do sistema imunológico normalmente induzidas pelo estresse do exercício. Essa ingestão também pode ser benéfica para saúde óssea, reduzindo o efeito do exercício com baixa disponibilidade de carboidratos nos marcadores de reabsorção óssea.
Muitos suplementos à base de carboidratos (tanto líquidos quanto géis) também contêm eletrólitos, principalmente sódio, para ajudar no combate à sede e na retenção de líquidos, ou para contribuir para o equilíbrio de sódio durante eventos de ultra-endurance.
Mas um outro papel do sódio nos suplementos de carboidratos é que os monossacarídeos (glicose e galactose) são absorvidos nos enterócitos por meio da captação do co-transportador sódio-glicose 1 (SGLT1, transporte de transportador ativo). A parte co-transportador do nome deste transportador significa que ele também transporta sódio junto com glicose ou galactose. Assim, a presença do sódio em suplementos de carboidratos atuará como um contribuinte para ativação do transportador que é depende de sódio e que transporta tanto glicose como sódio para dentro da célula, ambos compostos de extrema importância para atividades de endurance. Podemos dizer então que o sódio também é importante para a absorção intestinal de glicose.
Importante salientar que o sódio desempenha um papel no equilíbrio de fluidos, absorção de água, regulação da pressão arterial e contração muscular. É o principal eletrólito nos fluidos extracelulares, serve principalmente para manter o volume normal de água corporal, o equilíbrio de água intra e extra celular e a pressão sanguínea. Níveis normais de sódio no fluido corporal são críticos para a transmissão de impulsos nervosos e contração muscular. O corpo possui mecanismos de controle hormonal eficazes para lidar com grandes variações na ingestão de sódio na dieta.
Durante o exercício o sódio interfere no balanço hídrico já que ajuda na absorção de água do intestino. Os suplementos que contêm carboidratos e sódio terão maior absorção de água e, uma vez absorvida, a água também será melhor retida (redução da produção de urina). O sódio também tende a melhorar a palatabilidade dos suplementos, principalmente de bebidas. O sódio mantém a resposta da sede, porque a sede é desencadeada pelo aumento da osmolaridade no sangue e, portanto, estimula a ingestão de água. Isso significa que os atletas são mais propensos a beber e isso é, obviamente, um pré-requisito para se manter hidratado.
Assim, a combinação de suplementos de carboidratos com sódio pode atuar de forma importante na produção de energia e na regulação de fluidos para otimização do desempenho físico.
Fonte: Jeukendrup AE. Nutrition for endurance sports: marathon, triathlon, and road cycling. J Sports Sci. 2011;29 Suppl 1:S91-9. doi: 10.1080/02640414.2011.610348.