A nutrição ideal é um aspecto importante na preparação de um atleta para alcançar a saúde e o desempenho ideais. Embora os conceitos gerais sobre micro e macronutrientes e tempo de alimentação e líquidos sejam abordados na ciência do esporte, raramente os efeitos específicos da fisiologia das mulheres sobre as necessidades de energia e líquidos são considerados na pesquisa ou na prática clínica.
As mulheres diferem dos homens não apenas no tamanho, mas na composição corporal e no ambiente hormonal endógeno. Seus ciclos hormonais mensais, com flutuações de estrogênio e progesterona, têm efeitos variados no metabolismo e na retenção de líquidos. Esses ciclos podem mudar de mês para mês, podem ser suprimidos com hormônios exógenos e podem até ser manipulados para o momento ideal para o desempenho.
Uma revisão publicada em setembro de 2021 aborda conceitos gerais sobre metabolismo de substrato em mulheres versus homens, padrões menstruais comuns de atletas do sexo feminino, necessidades de nutrientes e hidratação durante as diferentes fases do ciclo menstrual e problemas de saúde e desempenho relacionados à interrupção do ciclo menstrual.
As principais conclusões enfatizam a importância da mulher atleta em buscar uma disponibilidade energética que atinja 45 kcal/massa livre de gordura para a saúde e um bom desempenho esportivo. Além disso, sugere que otimizar a ingestão de nutrientes com base na fase do ciclo menstrual é ineficaz se essa mulher não consegue consumir a energia necessária para o funcionamento básico do seu organismo.
As deficiências de micronutrientes são comuns em atletas do sexo feminino, particularmente de ferro, vitamina D e cálcio. Assim, estratégias nutricionais devem ser utilizadas para prevenir essas deficiências, incluindo o aumento do consumo de alimentos-fontes e suplementação, se necessário. Especialmente de vitamina D, sugere-se a suplementação diária de 1000 a 2000 UI.
As necessidades de micro e macronutrientes, bem como as necessidades de hidratação, podem mudar durante várias fases do ciclo menstrual como resultado de flutuações hormonais. Porém, essas variações devem ser observadas com cautela e de forma individualizada na mulher atleta.
Fonte:Holtzman B, Ackerman KE. Recommendations and Nutritional Considerations for Female Athletes: Health and Performance. Sports Med.; 51(Suppl 1):43-57 2021