Está bem estabelecido que a suplementação de creatina tem efeitos favoráveis no músculo esquelético e na massa óssea, principalmente quando combinada com o exercício físico.
Sob a perspectiva muscular anabólica, a suplementação de creatina aumenta o estado de hidratação celular, os estoques de creatina intramuscular (principalmente fosfocreatina), fatores de transcrição miogênica e atividade de células satélites, IGF-1 e mTOR, que estão envolvidos na tradução de proteínas.
Sob a perspectiva óssea anabólica, a creatina estimula a creatina quinase e a atividade das células osteoblásticas (células envolvidas na formação óssea) e, alternativamente, o aumento da creatina intramuscular, que permite a formação óssea induzida por osteócitos (células ósseas).
Além desses mecanismos e processos anabólicos, há uma série de evidências em uma variedade de populações que indica que a suplementação de creatina pode exercer efeitos anti-inflamatórios e anti-catabólicos na biologia muscular e óssea, o que pode ajudar a criar um ambiente mais favorável para o crescimento de músculos e ossos ou para a recuperação do exercício. As evidências atuais sugerem que a creatina pode diminuir marcadores de inflamação na doença ou após uma sessão de exercício. E quanto aos efeitos anti-catabólicos, sugere-se que a creatina reduz a degradação de proteínas musculares e catabolismo ósseo.
A diminuição da inflamação é importante porque tem um efeito negativo na cinética das proteínas musculares, que é uma característica marcante da sarcopenia ou da redução da massa muscular relacionada à idade em idosos. Subsequentemente, a sarcopenia está associada à redução da massa óssea em adultos mais velhos.
Essas descobertas demonstram que a suplementação de creatina (5g/dia) tem aplicação para atletas e esportistas, para pessoas em estado inflamatório crônico, como diabéticos tipo 2, e para idosos suscetíveis à perda de massa muscular (sarcopenia) e à perda óssea (osteoporose).
Fonte: Cordingley, D.M.; Cornish, S.M.; Candow, D.G. Anti- Inflammatory and Anti-Catabolic Effects of Creatine Supplementation: A Brief Review. Nutrients, 14, 544, 2022.