Os Efeitos Neuroprotetores do Chá Verde

Ao longo do processo de envelhecimento, é de extrema importância a ingestão de alimentos que ofereçam nutrientes e compostos bioativos neuroprotetores que minimizem o impacto de fatores ambientais como má nutrição, sedentarismo e estresse na redução da cognição decorrente da neuroinflamação.

A neuroinflamação tem relação direta com a redução da densidade sináptica, ou seja, redução da neuroplasticidade, interferindo de forma direta na redução da performance cognitiva, memória e processo de aprendizagem.

Estudos recentes demonstram que a ingestão diária de chá verde suprime o declínio cognitivo relacionado à idade. A Epigalocatequina-galato (EGCG) é a principal catequina do chá verde, e tem sido sugerido que ela pode ativar as células nervosas.

Durante as duas horas após a ingestão do chá verde, uma pequena quantidade de EGCG é retirada do intestino delgado e entra no parênquima cerebral através da corrente sanguínea. A EGCG incorporada ativa as células nervosas, aumentando a expressão de genes e promovendo a diferenciação celular relacionada com a saúde cerebral. Depois disso, a EGCG é excretada. Por outro lado, no intestino grosso, a maior parte da EGCG é decomposta de EGC em valerolactonas, como a EGC-M5, pela microbiota intestinal durante um período de 8 h. A EGC-M5 resultante (e outros produtos decompostos) é retirada do intestino grosso e, assim, a EGC-M5 e seus conjugados são entregues ao cérebro por meio de circulação sistemática, reativando as células do sistema nervoso.

Além disso, a teanina e arginina (aminoácidos presentes no chá verde) mostraram ter um excelente efeito de redução do estresse e para suprimir o encurtamento da expectativa de vida e a deterioração da função cognitiva devido ao estresse. Sugere-se que a teanina e a arginina são, provavelmente, substâncias essenciais para indivíduos vulneráveis ​​ao estresse.

A EGCG e a teanina são ingredientes exclusivos do chá verde que afetam a função cerebral. A ingestão diária de uma quantidade de chá verde apropriada para cada condição de saúde física e mental é sugerida para suprimir o envelhecimento do cérebro, ativando as células nervosas e reduzindo o estresse.

Fonte: Unno, K.; Nakamura, Y. Green Tea Suppresses Brain Aging. Molecules, 26, 4897, 2021.

Posts relacionados

Nutrição para Atletas Máster

Atletas másters são frequentemente considerados modelos de envelhecimento bem-sucedido, já que a alta capacidade física fornece informações úteis sobre as estratégias para um envelhecimento saudável.

Leia mais »