Recursos Ergogênicos para Esportes de Raquete

 

Os esportes de raquete envolvem ciclos de carga horária intensa intercalados por pausas de períodos curtos, os quais não permitem a recuperação completa do atleta. As demandas energéticas para estes esportes provêm tanto da via anaeróbia quanto aeróbia devido a presença de momentos de exercício de alta intensidade, com necessidade de acertos das jogadas, realização de diversos movimentos e mudança de direções e de jogos mais longos que geram a fadiga, prejudicando, de forma indireta, a boa execução da técnica, força e concentração.

Os recursos ergogênicos têm sido amplamente estudados visando promover melhora na performance esportiva sem prejudicar a saúde do indivíduo. Seu uso tem aumentado ao longo dos anos e principalmente por atletas treinados. Em tenistas, há prevalência em relação ao uso de creatina e cafeína e entre os praticantes de squash, o bicarbonato de sódio.

Estudos mostram que o uso de 3 a 6 mg/kg de cafeína de 30 a 60 minutos antes do treino de tênis promoveu melhoras em habilidades específicas do esporte, como a precisão no saque, voleio e a velocidade envolvida nas últimas jogadas, número de arremessos bem-sucedidos, força de preensão e número de sprints, além de melhorar a percepção subjetiva de esforço. O uso entre 0,2 e 1 mg/kg 30 minutos antes do jogo não esteve relacionado a melhoras no desempenho.

No badminton, a ingestão de 4 mg/kg de cafeína combinado ao carboidrato uma dose antes e outra durante a primeira metade da partida apresentou efeitos positivos comparado ao grupo controle do estudo. Ainda, encontraram que o uso de 3 a 4 mg/kg 60 minutos antes do jogo melhorou os saltos e reduziu o tempo de sprint, reação e erro de antecipação. A altura e potência dos agachamentos e contra salto também foram maiores, gerando benefícios específicos devido à altura da rede neste esporte.

Os estudos que analisaram o uso de creatina não observaram diferença entre o grupo controle e o grupo que usou 20 g/dia ou 0,3 g/kg por 6 dias seguido por 0,03 g/kg por 5 semanas. Entretanto, a combinação de 1g de creatina, 1,5g de guaraná e 133 mg de cafeína melhorou a aptidão física e o estado de alerta em jogadores de squash, porém mais estudos são necessários para que seja descartado o efeito da cafeína e do guaraná nestes resultados encontrados, atribuindo somente à creatina estes efeitos.

Já 0,3g/kg de bicarbonato de sódio 70 minutos antes do treino e o uso de 0,1g/kg como intratreino mostrou maior número de acertos dos saques e golpes, sendo o uso de 0,5 g/kg de citrato de sódio, outro tamponante, 120 minutos antes do treino capaz de aumentar ainda mais esta consistência dos golpes e tempo até exaustão.

No tênis, a dose aguda de 0,3 g/kg ou 0,1 g/kg de bicarbonato de forma contínua em jogadas com mais de 4 minutos de duração não melhoram o esforço perceptivo ao exercício e mantiveram o saque e consistência do curso. No badminton, a dose aguda de 0,3g/kg aumentou o tempo até exaustão e o citrato de sódio também demonstrou o mesmo efeito. Já o uso de citrato de sódio aumentou a consistência braçal de tenistas jovens, mas não teve efeitos na acurácia e esforço de percepção e partidas com mais de 4 minutos.

Já o nitrato proveniente de 70 ml de suco de beterraba 3h antes do jogo não mostrou diferenças comparado ao grupo controle e nem o uso de 1 g/kg de glicerol 150 minutos antes do treino juntamente com uma dose de 0,5 g/kg 15 minutos depois, o qual somente aumentou o peso, osmolaridade e volume plasmáticos e reduziu o volume urinário. Em tenistas, também não houve melhora da velocidade durante o saque, salto e força de preensão. O glicerol, por sua vez, não melhorou a precisão necessária nos saques e golpes por tenistas, nem a velocidade e agilidade exigidas.

Sendo assim, a cafeína é considerada o recurso ergogênico que mais apresenta evidências científicas para seu uso e benefício em esportes de raquete. Já a creatina, que melhorou sprints com 0,3 g/kg por 5 dias e o bicarbonato que melhorou habilidades específicas e o tempo de exaustão com 0,3 g/kg de 70 a 90 minutos antes do jogo, apresentam baixo nível de recomendação, sendo necessários mais estudos que possam comprovar seu uso e benefícios. Por fim, a ingestão de citrato de sódio, suco de beterraba, citrulina-malato e glicerol não são recomendados tendo em vista a baixa quantidade e qualidade dos estudos realizados neste âmbito e a contradição dos efeitos observados entre eles.

 

Fonte: Vicente-Salar N, Santos-Sánchez G, Roche E. Nutritional Ergogenic Aids in Racquet Sports: A Systematic Review. Nutrients. 2020 Sep 17;12(9):2842.

Posts relacionados